Acessórios para animais: gatos
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Acessórios para animais: cães
   Acessórios para animais: gatos
   Cuidados com animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Acessórios para animais: gatos
13

Acessórios para animais: gatosSe é a primeira vez que tens um gato, pode ser que não saibas as coisas essenciais que o teu novo amigo vai necessitar. Para ajudar-te reunimos uma serie de recomendações e de artigos que o teu animal vai necessitar. Não só te apresentaremos os acessórios principais que devem proporcioná-lo como também te daremos conselhos de quais são os meus oportunos e como conservá-los.

A primeira coisa que o teu gato necessitar é uma caixa de areia para gatos. A caixa deve ser grande para que o gato tenha espaço suficiente. Enche-a até metade com areia para gatos.
Deves preservar a caixa com areia limpa em todo o momento. Para isso, elimina as fezes da forma que puderes e troca a areia uma vez por semana, lavando a caixa cuidadosamente. Frequência destes cuidados determinará a ausência de odores indesejáveis. E não só por ti ou pela casa, mas também pelo próprio gato. E é que se a caixa estiver muito cheia e com odor, o animal vai negar o seu uso e nos gatos machos uma retenção de urina pode favorecer a formação de pedras ou outras substâncias semi-sólidas na bexiga que podem provocar o aparecimento da doença de síndrome urológico felino.

Por tudo isto, procura uma caixa que seja cómoda para o gato e fácil de limpar para ti. Não dissemos até agora, mas é aconselhável que o faças com uma pá especial para tirar fezes da caixa.

Também necessitarás de recipientes para depositar a comida de gato. O que é o mesmo: comedouros para gato. Os comedouros são recomendáveis que sejas duplos, para colocar comida e água ao mesmo tempo. Apenas um com ambas as opções pressupõe de uma poupança económica e de espaço. Os comedouros de plástico ou de aço inoxidável são fáceis de limpar.

É muito importante que dês ao gato algo para arranhar. É o que se conhece como arranhador. O teu gatinho precisa de algo para afiar as unhas. Habitua o gato a usá-lo desde pequeno, para que não afie as suas unhas nos teus sofás.

O lazer do gato é muito importante, pelo que não te deves esquecer dos brinquedos. Cuidado, não é necessário que sejam os mais caros da loja. As vezes, os brinquedos ou as coisas mais impensáveis o divertem muito. Por exemplo, um cordel com algo interessante atado a ele ou um rato que emita odores são brinquedos muito populares.

Normalmente o gato ficará a dormir onde queira, mas ainda assim é aconselhável que compre uma cama. Não faz falta que compres cestas caras. O recomendável da cama é que o gato necessita de um esconderijo longe do fluxo onde se pode aconchegar e sentir-se seguro.

Algo muito importante é a escova para o pêlo e um pente especial para separar caso tenha uma longa pelagem. Outra coisa que não nos pode faltar é uma escova de dentes e dentífrico específico.

Evidentemente, necessitaremos de comida para gatos. Os gatos necessitam de comida variada, para crescer com saúde. Necessitam de comida saudável com vitaminas. Podes pedir conselhos ao veterinário e que te dê uma lista com os tipos de comida recomendáveis. Dá 3-4 comidas diferentes por dia até que o gato tenha uns 5 meses. Depois passa a 2-3 comidas.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   acessórios, cuidados
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso