Animais domésticos
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais
   Animais de quinta
   Animais domésticos
   Animais em perigo de extinção
   Animais selvagens
   Cadeia alimentar
   Curiosidades sobre animais
   Lista de animais
   Lojas de animais
   Nomes para animais
   Sons dos animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Animais domésticos
286

Animais domésticosOs animais domésticos são pequenos ou grandes animais que podem chegar a ser domesticados pelo homem e, portanto, conviver com eles. Quando pensamos em animais domésticos pensamos em cães, gatos, etc., mas também são os cavalos, as galinhas, etc., porque são animais domesticados pelo homem. Os animais da quinta também são considerados como domésticos.

Dentro dos animais domésticos encontramos os animais de companhia, que são os que os humanos têm em casa. Seja um gato, ou cão, um pássaro ou roedores, estes animais se convertem quase em membros da família.

Os animais de companhia podem ter uma função útil como o cão de guarda ou o gato que caça os roedores, mas há outras que temos apenas como companhia ou entretenimento, como por exemplo os pássaros, que nos oferecem os seus doces e harmoniosos cantos. Normalmente, os animais domésticos possuem um efeito positivo nas pessoa, já que ficamos a vê-los a actuar com atenção e curiosidade.

Os gatos e os cães são animais afectuosos que gostam de mimos, atenção e de brincar. São os animais mais perto da família e convertem-se num membro mais da mesma. Os roedores, as tartarugas e os lagartos são animais mais frios. São animais de companhia, mas transmitem menos sensações e, sobretudo, necessitam de menos contacto com o ser humano.

Os peixes não são escolhidos pela sua utilidade, mas sim pela estética já que existem muitos tipos de peixes com muitas formas e cores totalmente variadas. Não são animais ruidosos e necessitam de poucos cuidados (dependendo do tipo de peixe da quantidade que se tenha).

Os pássaros domésticos não são muito populares pelos seus cantos e a suas variadas e vivas cores. Mas devemos declarar que o canto de um pássaro pode ser muito agradável ou muito cansativo, dependendo do tipo de pessoa que sejas. Os insectos raramente são utilizados como animais de companhia. Em todo o caso existem pessoas que gostam das grandes aranhas e as mantêm num aquário.

O teu animal doméstico deve ter uma boa alimentação para estar saudável e ser feliz. Existem produtos alimentares especiais e recomendados para cada tipo de animal de companhia.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   animais domésticos, curiosidades
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso