Animais em perigo de extinção
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais
   Animais de quinta
   Animais domésticos
   Animais em perigo de extinção
   Animais selvagens
   Cadeia alimentar
   Curiosidades sobre animais
   Lista de animais
   Lojas de animais
   Nomes para animais
   Sons dos animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Animais em perigo de extinção
147

Animais em perigo de extinçãoMuitas espécies de animais estão em perigo de extinção. A natureza sempre eliminou espécies e outras aparecem graças à selecção natural. À medida que o clima da Terra mudava, as raças de animais se iam adaptando ou desaparecendo, mas o processo era natural e durava milhares de anos.

Mas desde que o homem inventou as armas, as armadilhas e outras técnicas rudimentares para capturar os animais, o processo natural se alterou e muitos animais começaram a desaparecer. O processo deixou de ser natural e a pouco e pouco foram desaparecendo animais mais rapidamente, devido ao aumento constante da quantidade de indivíduos humanos. O equilíbrio começou a romper-se.

Mas o caos chega com a tecnologia. Com ela o equilíbrio estremece completamente para muitos espécies de animais selvagens, quando o homem começa a deslocar-se de um continente para outro a levar raças de animais, plantas, bactérias e vírus que eram inexistentes antes da sua chegada.

O meio natural de muitas raças foi afectado pela progressão constante das cidades, que transformam o seu habitat natural. Estes animais devem então fugir e deslocarem-se, estragando o meio ambiente de outras espécies. A exploração florestal destrói ainda mais o seu habitat. Para muitas espécies, esta exploração é como um terramoto para nós. O que começou por ser uma exploração necessária para o homem se converteu em algo totalmente descontrolado pois o homem não respeita os códigos da natureza e as árvores cortadas não se repõem.

Eliminar uma espécie de insecto pode parecer algo sem importância, mas não é assim. Antes pelo contrário. Eliminar essa espécie tira alimento a muitos animais. E esses animais ao ressentirem-se, afectam outros animais. Ou seja, essa pequena espécie de insecto afecta toda a cadeia alimentar. Certas espécies que comem exclusivamente um tipo de insecto podem desaparecer se o insecto que constitui a sua alimentação desaparecer. Naturalmente, o animal que desaparece pela falta de insectos causa uma falta de alimento aos animais que se alimentavam deste. E assim sucessivamente.

Outros factores que provocaram o aumento do número de animais em perigo de extinção (e tristemente a extinção de muitos outros) são a poluição, os derrames de substâncias e muitos outros comportamentos humanos ou desumanos. Todos estes comportamentos ajudam a modificar o meio ambiente e influem sobre o equilíbrio das diferentes raças animais. A caça furtiva participa também no desaparecimento dos últimos exemplares das espécies em vias de desaparecerem. E tenhamos uma coisa muito em mente: quando uma espécie animal desaparecer, está não voltará nunca mais à Terra. Nunca poderemos voltar a ver esse animal. Uma parte do mundo morre para sempre.

Portanto, todos temos que fazer o que é necessário e ajudar estes animais, a essas espécies a não morrer. Se todos participarmos um pouco nessa causa, faremos muitas coisas. Entre todos poderemos impedir o desaparecimento de espécies em vias de extinção. Como ajudar? Começa por pequenas coisas: utiliza o carro apenas quando é necessário, recicla, denuncia quando vês injustiças sobre a natureza e animais. Todas estas pequenas acções acumuladas podem marcar a diferença e ajudar a diminuir o desaparecimento de espécies animais em perigo de extinção. Façamos com que os governos vejam que o problema é mais grave do que pensam.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   curiosidades
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso