Animais selvagens
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais
   Animais de quinta
   Animais domésticos
   Animais em perigo de extinção
   Animais selvagens
   Cadeia alimentar
   Curiosidades sobre animais
   Lista de animais
   Lojas de animais
   Nomes para animais
   Sons dos animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Animais selvagens
199

Animais selvagensQuando se fala em animais selvagens todos temos a impressão que são animais perigosíssimos: pensamos em leões da selva, ursos, tigres, etc. Mas nem todos os animais selvagens são perigosos. De resto, todos os animais foram selvagens uma vez. Os gatos, os cães, os cavalos, … todos eram animais selvagens antes de serem domesticados pelo homem. De resto, ainda restam espécies de cavalos selvagens no mundo e não é por isso que são perigosos para o homem.

Os animais selvagens são simplesmente animais que vivem na natureza e que sobrevivem pelos seus próprios meios: caçando, pescando ou comendo vegetais. Como vês, o termo de animal selvagem pouco tem a ver com a primeira impressão que nos vem à cabeça ao pensar neles.

Os animais carnívoros segunda a espécie podem chegar a ser animais selvagens perigosos para o homem. O urso, por exemplo, pode matar um homem. Mas seguramente será para proteger os seus pequenos ou para se proteger a ele mesmo, não para se alimentar da carne. Raramente o homem é uma presa desejada por este tipo de predadores. A maioria dos ataques de animais selvagens ao homem é para se defenderem, quando pensam que estão em perigo.
Existem certos animais selvagens que nos parecem menos perigosos e podem chegar a ser mais indesejados para o homem, como o caso das doninhas, por exemplo.

Os animais selvagens devem lutar para sobreviver e a sobrevivência os leva às vezes a caçar animais domésticos. A raposa é um animal temido pelo gado visto que ataca as galinhas e outros animais da quinta que são fáceis de capturar, já que estão presos e não têm muitas opções para se salvarem.

Os animais selvagens são curiosos e como acontece connosco, ficam intrigados com o que é novo para eles. Às vezes pode acontecer que ao ver um humano seja a primeira vez que o animal veja. As suas reacções são e serão imprevisíveis mas, em geral, um animal selvagem vai tentar proteger-se e esconder-se quando se encontra com algo desconhecido.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   animais selvagens, curiosidades
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso