Cadeia alimentar
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais
   Animais de quinta
   Animais domésticos
   Animais em perigo de extinção
   Animais selvagens
   Cadeia alimentar
   Curiosidades sobre animais
   Lista de animais
   Lojas de animais
   Nomes para animais
   Sons dos animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Cadeia alimentar
183

Cadeia alimentarOs animais alimentam-se de vegetais, de outros animais ou de ambas as coisas, segunda o grupo em que esse animal faça parte. Certos animais são predadores para certas raças e são presas para outras. Isto depende do seu tamanho, costumes alimentares e muitos outros factores. Mas todos eles têm um lugar na cadeia alimentar.

A cadeia alimentar é o processo que faz com que um animal seja predador para uns animais mais que também seja presa para outros animais e assim sucessivamente. Por exemplo, o pulgão é comido pela joaninha que por sua vez é comida pela aranha que é alimento de um pássaro que é presa de uma raposa que é… e assim sucessivamente. É a lei do mais forte que se alimenta do mais fraco.

O animal herbívoro come vegetais, como a erva, a casca das árvores, as folhas, … As plantas são a base da cadeira alimentar para os herbívoros. Para os carnívoros, a base desta cadeia são os insectos e outros animais mais pequenos. Os animais mais grandes não estão excluídos desta cadeia pois eles servem a um grupo de predadores mais pequenos que se alimentam através deles.

Tudo é reutilizado na natureza e os animais e vegetais acabam sempre por ser a comida de outra espécie animal. O elefante não tem predadores naturais, mas quando morre, os abutres alimentam-se dos seus restos. Os restos demasiado pequenos para alimentar um animal serão a presa das moscas e outros pequenos insectos.

Portanto, todos os animais serão o alimento de outras espécies e todos têm um papel fundamental na cadeia alimentar. Eliminar uma espécie terá repercussões sobre o resto da cadeia. Por exemplo, o plâncton marinho, que é de um tamanho minúsculo, serve de alimento para as baleias. Estas devem comer quantidades enormes de plâncton para se alimentarem. Se eliminarmos o plâncton da cadeia alimentar, as baleias desapareciam porque não se podiam alimentar.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   alimentação, curiosidades
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso