Curiosidades sobre animais
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais
   Animais de quinta
   Animais domésticos
   Animais em perigo de extinção
   Animais selvagens
   Cadeia alimentar
   Curiosidades sobre animais
   Lista de animais
   Lojas de animais
   Nomes para animais
   Sons dos animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Curiosidades sobre animais
22

Curiosidades sobre animaisPode ser que alguma vez perguntaste porque é que uma gata tem no mesmo parto gatinhos tão diferentes. A razão é que uma gata pode ficar grávida de vários machos no mesmo cio. Daí o motivo…

Uma curiosidade sobre os elefantes. Sabias que estes comunicam entre eles a km de distância através de infra-sons que apenas são perceptíveis por eles?

Não são infra-sons, mas sim ultra-sons o que os ratos emitem para cortejar a fêmea na sua época do cio. Faz parte do ritual.

Certamente que conheces a raça de cão Chow-chow. Têm uma aparência graciosa, certo? Pois bem, sabias que esta rala era muito apreciada pelos imperadores Chineses como caçador e como guardião dos templos?

E já que falamos em guardiões, uma afirmação que te vai surpreender. Os caniches nas suas origens eram guardiões de ovinos no norte do continente Africano. Surpreendente, verdade?

Sabias que uma pulga pode saltar a uma distância equivalente a 30 vezes a altura do seu corpo? Três vezes o comprimento de um ser humano é… o comprimento de um terreno de futebol! Serias capaz? Pois os golfinhos, apesar de nem tanto, também saltam muito. Estes podem dar saltos de até 3 metros de altura e 10 de largura por cima da água. Incrível, não é?

Apesar de se crer que as pessoas e os gatos são muito diferentes, vamos dar-te um dado que nos aproxima um pouco mais deles. As zonas do cérebro relacionadas com as emoções são iguais em nós, os seres humanos e neles, os gatos. Uns que não têm cérebro são as estrelas-do-mar.

Falemos agora de inteligência. Sabias que os cefalópodes (chocos, lulas, entre outros) são os animais invertebrados mais inteligentes?

Já pensaste como é que o sangue da girafa sobe até à cabeça, visto que se encontra tão alta como está? Pois tens que saber que chega graças às paredes do coração das girafas que têm quase 7 centímetros grossura. Por isso são capazes de bombear o sangue até à cabeça.

Passemos agora à visão. Sabias que os toros não vêm a cores. E falando de visão também, sabias que animais como o pelicano ou o pássaro Martin pescador vêm as suas presas debaixo de água porque os seus olhos filtram os reflexos da superfície da água e assim podem ver o que à debaixo?

Uma notícia muito curiosa. Seguramente que já ouviste falar dos tigres da Malásia. E mais ou menos sabes o enorme tamanho destes exemplares. Pois bem, na Malásia recomenda-se aos agricultores que ponham a rádio com o volume muito alto para espantar os tigres que rodeiam a zona, que pelos vistos não são poucos. Curioso método de defesa, não é assim?

Falemos de coisas que certos animais não conseguem fazer. Sabias que os crocodilos não podem pôr a língua para fora? Ou seja, devem ter alguma outra forma para rirem-se de outros crocodilos. Mas pôr a língua para fora não. E sabias que os elefantes não podem brincar a saltar à corda? Bem, isso sim, sabias. O que queremos dizer é que não podem porque não podem saltar.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   curiosidades
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso